Ações Étnico-raciais e Diversidade

• Ações Étnico-raciais e Diversidade
Publicado em 23/12/2021 - 15:51  |  Atualizado em 29/09/2023 - 17:12

A Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher (SPM-Rio) entende a necessidade de abraçar todas as mulheres da cidade em suas diversidades e que os recortes são necessários, pois as violências e acessos não são iguais para os diferentes grupos de mulheres. Neste contexto foi criada a Assessoria de Ações Étnico-raciais e Diversidade que desenvolve projetos e atua de forma transversal em toda a Secretaria e Prefeitura.
A Assessoria trabalha em conjunto com as demais Coordenadorias para levar as temáticas étnico-racial e de diversidade de gênero e sexual para todos os projetos.

Conheça os projetos da Assessoria de Ações Étnico-raciais:

MULHERES DE FÉ

Programa de caráter inter-religioso, que reúne lideranças femininas de diversas religiões da cidade do Rio, com o objetivo de construir, de forma interseccional e coletiva um pacto de enfrentamento às violências contra a mulher.

A Secretaria está atenta e sensível às demandas das mulheres religiosas do Município e tem pautado as demandas de diversos segmentos religiosos, sendo fundamentais para a mitigação das violências domésticas, de gênero e familiar, que por vezes chegam primeiramente em seus territórios.

RIO+DIVERSO
O Programa Rio + diverso atua no eixo da promoção e do enfrentamento às violências com viés interseccional. Consideram-se os marcadores sociais de identidade de gênero, raça/cor, orientação sexual e pertença religiosa como eixos fundamentais da identidade.

O principal objetivo é capacitar os servidores e agentes públicos que atendem diretamente a população.

Parceiros: Secretaria Municipal da Casa Civil, através da Coordenadoria Executiva de Igualdade Racial (CEPIR), a Coordenadoria Executiva de Diversidade Sexual (CEDS), e a Coordenadoria de Diversidade Religiosa (CEDIR), vinculada ao Gabinete do Prefeito.

A Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher (SPM-Rio) tem como propósito formular, coordenar e articular políticas públicas e serviços que garantam os direitos das mulheres da cidade, erradicando as discriminações, enfrentando as violências contra as mulheres, proporcionando acolhimento e potencializando suas capacidades.

• Endereço:
    Centro Administrativo São Sebastião
    Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova
    15º andar – Sala 1515

Contato:
    spmrio.contato@gmail.com

Assessoria de Imprensa:
    (exclusivo para imprensa)
    spmrio.comunicacao@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:

PORTAL: